sábado, 1 de dezembro de 2007

Formatar ou não formatar, eis a questão.

Para quem depende de um técnico de computação para manutenção do seu computador é bom ficar atento a alguns detalhes. É muito comum você chamar um técnico para consertar algo simples, e ele responder de cara tem que formatar! Será mesmo que é necessária a formatação?
Preste atenção a algumas dicas bem simples, mas que podem ser úteis na hora que houver essa dúvida.
Situações em que não é necessária a formatação do pc:
1. Meu computador está sem som?
Problema bem simples, mas que muitas vezes o computador é formatado não que o técnico não saiba, muito pelo contrario ele sabe sim, só que quer faturar então formata.
Na maioria das vezes esse problema é resolvido desinstalando e instalando novamente o drive de som. Por incrível que pareça, mas o problema pode ser também só no cabo que por algum motivo foi desconectado ou está frouxo atrás.
2. Aparece uma mensagem dizendo que meu Windows é pirata?
Nesse caso o problema é o WGA da Microsoft que é extremante fácil de retirar basta baixar o programa remove wga e usar pronto problema resolvido.
3. Não consigo acessar a Internet?
Nesse caso tem que ver o tipo de Internet, mas geralmente o problema ou é o provedor offline (fora do ar) ou problema no drive (remover e instalar novamente)
4. O computador ta muito lento?
Esse é o motivo mais usado para formatação, quando uma simples desfragmentação de disco é suficiente, ou no caso de spyware usar algum programa de remoção.
5. Está aparecendo mensagem de erro quando executo alguns programas?
Nessa situação usar programas de reparo de registro resolve em 90% dos casos um destes programas e que é muito bom é o Error Killer.

Situações em que é necessária a formatação:
1. O computador foi infectado por um vírus e mesmo após a remoção ainda aparece mensagem de erro do sistema.
2. O computador apresenta mensagens de erro freqüentes e nenhum programa de reparo de registro resolveu.
3. Eu quero mudar de sistema operacional.
Esse tópico serve apenas para o usuário ter uma noção sobre quando se deve ou não formatar o pc. Para saber mais é preciso estudar, consultar fórum, enfim não ficar apenas nessas informações porque quando se trata de computador todo caso é um caso.

Nenhum comentário: