quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Dica: Qual o melhor antivírus?

fonte www.meiobit.com

"O laboratório alemão AV-Comparatives testou 17 soluções de antivírus e publicou os resultados. Concluí a leitura dos dois há pouco e a conclusão é que não existe uma única solução perfeita ou que atenda a todas as demandas.
Por exemplo, os programas com a maior taxa de acertos 99,00% ou mais estão também entre os mais lentos. O motivo é que eles usam combinações de tecnologias próprias com as de terceiros para realizar sua proteção sob demanda. O G DATA AntiVirus, por exemplo, possui taxa de acertos acima de 99% de vírus conhecidos e pegou todas as 12 amostras de vírus polimórficos, capazes de burlar a proteção dos programas. Ele usa ao mesmo tempo as engines do Kaspersky e Avast.

Outro programa que teve acertos acima de 99% foi o Avira Antivir e conseguiu também pegar 11/12 amostras de código alterado. Outros que pegaram 12/12 e tiveram altas taxas de acerto, entre 97% e 99% foram Kaspersky, F-Secure, Nod32 e Norton.
Mas os dados mudam de figura quando eles são submetidos a malware desconhecido. É claro que muitos deles liberam atualizações de hora em hora, como o Kaspersky, que diminui a ameaça consideravelmente. O que teve a maior taxa de acertos foi o Antivir, mas também teve uma alta taxa de falsos positivos. Já o Nod32 teve uma boa taxa de acertos e foi o único a ter zero de falsos positivos.
Recomendo a leitura completa dos dois relatórios: On-demand comparative e Retrospective/ProActive Test para tirar suas próprias conclusões. Posso adiantar que os dois únicos produtos a obter certificação Advanced+ em ambos foram Kaspersky e Nod32.

Eu tenho usado o Kaspersky há 3 anos, sem arrependimento algum. A licença permite o uso em 3 computadores e uma amiga estava usando o AVG. Depois que foi instalado o Kaspersky, 9 pragas descobertas, limpeza total e nunca mais teve problemas de segurança, já que instalei a Internet Security e mandei o fraco firewall do Windows pra conta do Papa. Num teste recente, que também foi apontado pelo laboratório alemão, descobri que o Nod32 é mais rápido para a varredura sob demanda. Um amigo tem usado Nod32 e o consumo de memória parece ser mais baixo também. Ele não se arrepende nem um pouco de ter comprado a licença.
Dos programas gratuitos, eu ficaria longe do AVG e do Avast e ficaria com o Avira Antivir. E você? Quais as suas experiências com antivírus? Não vale dizer "use Gnu/Linux ou compre um Mac". ;-)

Fonte: AV-Comparatives"

3 comentários:

Autor disse...

Daew...
seu blog tem conteudos muito bons parabéns
------------
Tipo o kasperky pesa muito o sistema dae nem compenssa tirar virus se o própio antivirus é mais pesado
A versão nova do NOD32 é a solução, ele tem uma proteção bem mais leve, ele é pra quem quer um antivirus bom e que não atrapalha.
Ja o Avira Antivir com certeza eh um dos melhores antivirus free da internet, muito uzado em varías lan houses da minha cidade!!
xD

Akelon disse...

Quando usava Ru-indows socava sempre o NOD32. Agora falando sério: nunca me arrependi até hoje de ser um Linuxer :)

sergio disse...

Eu to assistindo os jogos de futebol através do site www.tvhd.com.br