quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Acessando seu PC remotamente

ATENÇÃO: Essa materia foi retirada do otimo blog meiobit.com. Acesse que vale a pena.


Num artigo recente, o leitor el_lopez disse que seria excelente poder acessar seu micro de qualquer lugar do mundo.

Pois bem, isso já é possível, claro... programas como o TightVNC estão por aí há algum tempo e permitem justamente isso: o controle remoto do seu computador.

No entanto, soluções baseadas no sistema VNC são, geralmente, lentas para se usar pela internet. As atualizações da tela demoram e, algumas vezes, o usuário fica com o sentimento de que seu micro "travou".

Algo que pouca gente sabe ( e, menos ainda, usa ) é que o Windows XP já vem com uma solução de acesso remoto embutida, sem que seja necessário instalar mais nada. E o que é melhor: bastante funcional e rápida!Para habilitar este recurso, abra o "Painel de Controle", vá em "Sistema" e clique na aba "Remoto". Marque a caixa "Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador". Pronto. Simples, não?

Para acessar seu micro remotamente, usando outro Windows XP, basta abrir INICIAR / Todos os programas / Acessórios / Comunicações / Conexão de Área de Trabalho Remota. O programa pede o IP ( Internet Protocol ) da máquina que você quer acessar. Basta colocá-lo aí e pronto de novo!

Mas é aqui que as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas. Se os micros estiverem numa rede interna, é relativamente fácil encontrar o IP, basta abrir um prompt de comando ( INICIAR / Executar / CMD ) e rodar o comando "ipconfig".



Se você quiser acessar seu micro através da internet, vai precisar de mais algum esforço. Nada impossível, claro. A primeira dificuldade, é saber se o micro está conectado via um roteador ou uma bridge. Qual a diferença? No caso do acesso ser feito por um roteador, o micro estará numa rede "inválida", com um IP que não pode ser acessado normalmente, por alguém "de fora". É o meu caso.

Uma forma simples de fazer essa idenficação é descobrir se o IP dado pelo comando "ipconfig" ( no meu caso, 192.168.1.103 ) é o mesmo que aparece em sites de identificação de ips, como o http://www.showmyip.com/. Se o número for o mesmo, então sua conexão é feita por uma bridge. Se não for, é por um roteador.

No caso do acesso pela bridge, tudo que você precisa fazer para acessar seu micro pela internet, é usar esse IP no programa de acesso remoto da Microsoft.

Caso contrário, será preciso configurar seu roteador ( ou o modem configurado como roteador ), para permitir que conexões externas cheguem até sua máquina. Vou demonstrar como fazer, utilizando o modem Speedstream 5200, que veio junto com a minha linha Velox, da Telemar.

Uma figura para facilitar o entendimento:



Normalmente, seus programas que acessam a internet solicitam dados da para o roteador, que os "busca" e "entrega" de volta, seguindo o caminho das setas azuis. Quando alguém de fora da sua rede solicita dados, seguindo o caminho vermelho, o rotador bloqueia qualquer resposta.

O que precisamos fazer é "liberar" esse acesso externo, mas, por medida de segurança, apenas ao programa de Acesso Remoto da Microsoft. Sem entrar em detalhes mais técnicos, é preciso "redirecionar" os pedidos da porta 3389 para o micro que deverá ser acessado.

Abra a página de configuração do modem/roteador ( no caso do Speedstrem 5200, o endereço padrão é http://192.168.254.254 ). No frame da esquerda, escolha a opção "Setup" e, logo após, "Firewall" e "Port Forwarding". Adicione um redirecionamento do protocolo TCP, iniciando pela porta 3389 e finalizando na mesma porta 3389, para o IP do micro a ser controlado ( no meu caso, como visto pelo "ipconfig", 192.168.1.103 ). Clique em "Apply" e reinicie o modem. Pronto.



Um ponto importante: como o roteador direcionará todos os pedidos vindos da internet, pela porta 3389, para o IP que você designou, é essencial que esse endereço nunca mude. Portanto, se seu micro está configurado para obter um endereço dinâmicamente, trate logo de colocá-lo como tendo um IP fixo.

Pois bem. Agora, já será possível que você acesse seu micro remotamente, através do IP encontrado no site http://www.showmyip.com/.

Só tenha cuidado, pois esse IP ( o do modem/roteador, não o da sua máquina ) muda de tempos em tempos. Eu utilizo os serviços DynDNS, de forma que sempre "sei" qual o ip da minha máquina, através de um "nome" que escolhi, que poderia ser marcellus.no-ip.net, por exemplo ( não vou dizê-lo, claro, por motivos de segurança ).

Para terminar, vai uma última dica: micros rodando Linux também podem acessar os que rodam Windows XP! Como? Usando um programinha chamado rdesktop.

E não se assuste quando a tela ficar escura ao acessar o micro remotamente. Como o Windows XP vem com apenas uma licença, só um usuário pode utilizá-lo de cada vez.

Nenhum comentário: