sábado, 11 de agosto de 2007

Alcoolismo, um problema viral

A grande variedade de bebidas alcoólicas espalhadas pelo mundo, faz do álcool a substância psicoativa mais popular do planeta. Se o Escocês é famoso por ser um grande beberrão de uísque, o Russo por entornar litros de vodka, o Brasileiro não fica atrás sendo o maior bebedor de cachaça do mundo, isso considerando-se que a cachaça é uma espécie de rum, e é o quinto maior produtor de cerveja da qual, só a Ambev, produz 35 milhões de garrafas por dia.

O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo e chega a causar 350 doenças físicas e psiquiátricas tornando dependentes da droga um a cada dez usuários do álcool. É a droga preferida dos brasileiros (68,7% do total), seguido pelo tabaco, maconha, cola, estimulantes, ansiolíticos, cocaína, xaropes e estimulantes, assim, nesta ordem.

90% das internações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, acontecem devido ao álcool. Outro dado alarmante apesar das recorrentes campanhas é que motoristas alcoolizados são responsáveis por 65% dos acidentes fatais no país.

materia retirada do site www.mdig.com.br

Nenhum comentário: